quarta-feira, 24 de agosto de 2016

E o café...??!!!

O solo em que se produz café, depois nada se dá...Essa é a parte lamentável do grão !!! Não é estranho pensar que depois teremos uma terra não mais capaz de produzir??!!! Pois é....será que o café suga tudo de bom para se tornar essa iguaria amada e desejada por tantos ??!!

A sociedade moderna resolveu "gourmetizar" ou sofisticar o café, criando, ou digamos, popularizando estudos sobre o grão e a bebida originária do mesmo. As máquinas de café expresso são o "bum" do comércio, mas o café não é nenhuma novidade para nós brasileiros que desde os primórdios, o temos como matéria prima valiosa.

Então, o que o faz se renovar a cada dia??

O aroma já bastaria se o sabor tb não fosse agradável. O aroma chega, se dissipa, vai embora e mesmo assim é capaz de ficar em nossas lembranças. Somos capazes de voltar no tempo através dos aromas e assim como uma fotografia, o do café é incomparável e faz reviver tempos e formas.  O aroma da fazenda ou do escritório, ops, do café, se torna indiferente por ter o mesmo efeito mental, físico e emocional. O conforto ou reconforto é certo de se conquistar.

O paladar é único. Quente, por favor !!! Muito quente, queimando a língua, por favor !!! Isso é uma questão de gosto, mas cá entre nós, gelado não dá !!! Essa invenção americana é digna de quem não entende do assunto...rs...Enquanto eu andava pela 5th Ave tudo que eu queria era um café, pequeno e forte (não um balde de chafé como os americanos costumam beber)...

Mas diante de tudo, a conclusão que chego é que o sabor não é tão bom assim....digamos que uma boa torta de chocolate é bem melhor, mas o ritual que gira em torno dele, conquista...o prazer de segurar uma xícara, ainda que muitos prefiram o copo de bar ( que não deixa de ser um rito), a visão da fumaça subindo...o preparo gustativo para receber a temperatura, a observância dos arredores ou da boa companhia presente. O café é sinônimo de rito...de significado !!!

E pra vc?? Qual é o significado do café ?? É um dia que não se inicia sem ele??...É a tarde que chega?!... É a dor de cabeça que vai embora ?!... É um vício ?!...É um prazer ?!!...É roda de amigas ou reunião de família ?!! É o que finaliza com chave de ouro um almoço ?!...É a volta pra casa??!!! ... Ahhh quantos significados que muita das vezes só nos damos conta com a ausência dele !!! Essa é a bebida do pobre e do rico...da roça e da cidade...do adulto e da criança...do doente e do saudável...dos encontros e desencontros...das novelas e dos filmes...do moço e do velho...do trabalho e do lazer...onde não encontrar o café em nossas histórias, será esse um desafio da vida ?!!!!

Agora está na hora do meu café !!! Volto já !!!

Resultado de imagem para café

Nenhum comentário:

Postar um comentário